Um dos mais incríveis passeios turísticos da Rota Bonito Serra da Bodoquena, a Boca da Onça alcançou o segundo lugar no top dos melhores atrativos do Brasil, superando outros lugares impactantes como o Corcovado (Rio de Janeiro) e Dunas de Genipabu (Natal), figurando ainda na terceira colocação em nível de América do Sul.
O ranking de 2025 foi divulgado esta semana pela plataforma Tripadvisor, que anualmente promove a premiação dos melhores dos melhores (Travellers Choice), reconhecendo os destinos, hotéis, restaurantes e atrativos que se destacam pela excelência comprovada, com base na avaliação e opinião espontânea dos viajantes.
Único atrativo do Estado a ser reconhecido pelo prêmio, em 2024 a Boca da Onça ficou em quarto lugar no top nacional e terceiro no sul-americano, mantendo uma avaliação positiva crescente, depois de alcançar a sétima colocação em 2023.
Conhecido por suas trilhas e cachoeiras deslumbrantes, o atrativo fica localizado no município de Bodoquena, a 265 km da Capital e 60 km de Bonito (MS-178).
“Esse reconhecimento é fruto de cada trilha percorrida, cada sorriso trocado e cada experiência vivida por aqui. Nosso muito obrigado a todos os visitantes, equipe e parceiros que fazem parte dessa conquista!”, comemoraram os proprietários nas redes sociais.
Santuário ecológico
Para Marco Antônio Tiago, assessor na área de marketing, o produto tornou-se uma referência de ecoturismo real na América do Sul. “Estamos falando de ambientação, vivência, experiência gastronômica e no meio da natureza, um misto de Mata Atlântica e Cerrado, com qualidade de serviços, gestão de segurança e, sobretudo, gestão participativa, o segredo do nosso sucesso”, disse.
O local oferece diversas opções de passeios, como a trilha Discovery, que inclui 15 pontos de visitação e 9 paradas para banho, e a trilha Adventure, com 8 pontos e 5 paradas para banho. Um dos destaques do passeio é a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura, e o maior rapel de plataforma do Brasil, com 90 metros, no cânion do cênico Rio Salobra.
Há 36 anos proporcionando experiências incríveis a todos que deslumbram com a natureza da Serra da Bodoquena, a história da Boca da Onça começou em 1988 com a aquisição da fazenda para atividade pecuária. Em 1997, os portões foram abertos para visitação com o desenvolvimento do ecoturismo na região de Bonito. A implantação d atrativo se deu em 2001.
Hoje, é mais do que um atrativo turístico; é um santuário que equilibra perfeitamente a pecuária e o ecoturismo em uma área de 2000 hectares de natureza preservada, no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O lugar destaca-se pela sua biodiversidade impressionante e paisagens deslumbrantes, como o Buraco do Macaco e a Janela para o Céu.


Padrão de excelência
O selo “Travellers’ Choice — Best of the Best” premia destinos, hotéis, restaurantes e experiências que se destacaram como as preferidas dos viajantes, com base em um alto número de avaliações e elogios recebidos ao longo dos últimos 12 meses. O levantamento anual considerou mais de 45 mil avaliações recentes na plataforma.
O prêmio é concedido a menos de 1% dos 8 milhões de perfis do Tripadvisor e celebra os destinos com os mais altos padrões de excelência com base nas experiências reais dos usuários da plataforma. A lista contempla desde destinos urbanos até paisagens naturais exuberantes e atrativos históricos como a Usina de Itaipu e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Canela (RS).