Você sabia? Santuário em Campo Grande é o que mais realiza novenas no mundo


No dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, saiba detalhes sobre o Santuário Estadual que leva o nome da padroeira de Mato Grosso do Sul

Celebrado em 27 de junho, o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro figura na lista das principais datas para a comunidade católica de . Padroeira do Estado, a santa atrai milhares de fiéis ao Santuário que leva seu nome na capital Campo Grande. Apesar disso, muita gente não faz ideia do que levou a virgem a se tornar patrona da região.

A instituição de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul é recente e data de 2017, com aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa. A lei foi sancionada em 27 de dezembro daquele ano e, desde então, o dia dedicado à santa entrou para o calendário oficial de eventos do Estado — sem torná-lo feriado.

festa da padroeira santuário perpetuo socorro 3
Santuário Perpétuo Socorro em Campo Grande – (Fotos: Divulgação)
Santuário Perpétuo Socorro em Campo Grande – (Fotos: Divulgação)
Santuário Perpétuo Socorro em Campo Grande – (Fotos: Divulgação)

O passo a passo para tornar Perpétuo Socorro padroeira de MS

Tudo começou em 1999, quando a então Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a mais antiga construção religiosa de Campo Grande, foi alçada a Santuário. Décadas depois, com a lei de 2017, o Santuário então passou a ser estadual.

Mas, afinal, por que esta santa foi escolhida para ser a protetora oficial de MS? De acordo com o próprio Santuário, o motivo é bem simples: devido à grande devoção que se espalhou pelo Estado. Uma das justificativas para o título foi a quantidade de milagres atribuídos a ela em diversas cidades.

Desde que a Paróquia foi fundada, em 1939, cartas de devotos passaram a relatar, com felicidade e gratidão, as graças alcançadas. Além de Mato Grosso do Sul, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também é padroeira de cinco municípios do Estado, sendo eles Antônio João, , Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

Tombamento e detalhes sobre a construção do Santuário que mais realiza novenas no mundo

Em Campo Grande, a igreja foi inaugurada em 3 de agosto de 1941. Setenta e sete anos depois, em 13 de julho de 2018, o templo foi tombado como patrimônio histórico do município por seu valor arquitetônico e pertinente à história da cidade.

Inspirada na Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena (), a estrutura é avaliada como uma das mais belas do Estado. A cor avermelhada ainda teria origem em material próprio da terra vermelha de Campo Grande, empregada nos tijolos. No , há uma a oliveira plantada com a terra dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Atualmente, o Santuário de Campo Grande diz ser o que mais realiza novenas em todo o mundo, com 18 novenas, de hora em hora, a partir das 6h até às 23h, que reúnem em média cerca de 25 mil pessoas.

Ajuda aos necessitados

Ligada ao Santuário, a Afim (Associação Redentorista Filhos de Maria) é responsável pelas obras sociais. O atendimento tem foco em pessoas carentes, com o fornecimento de cestas básicas, doações de roupas e outras necessidades levadas através da .

A Afim também oferece tratamento psicológico breve e orientação jurídica com a ajuda de profissionais voluntários, tudo de graça.

Cerca de 22 instituições são contempladas pelos serviços da Associação, que ainda é responsável pela Comunidade Terapêutica Redentorista, na Chácara Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na saída para Três Barras, em Campo Grande. No local, realiza o tratamento de dependentes químicos e de álcool de forma gratuita.

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

***





Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.